Prémios Export Home

Prémios Export Home Design

Em parceria com a Universidade de Aveiro, esta edição da Export Home contou com uma novidade: os Prémios Export Home Sustentabilidade e Inovação, que distinguiram três empresas expositoras que mais se destacaram neste âmbito. Fenabel, A. Brito e MBN Collections foram os grandes vencedores. A Presidente do júri, Teresa Franqueira, docente na Universidade de Aveiro e diretora da Design Factory Aveiro, salienta a importância deste prémio para a afirmação do setor e promoção da evolução constante das empresas.

A A. Brito destacou-se, segundo o júri, pela forma como consegue “transformar um simples produto em algo inovador e que passa, também ele, por um processo de desenvolvimento inovador”. Já a MBN Collection foi também merecedora desta distinção devido à sua estrutura assente num contínuo processo de reutilização de materiais.  Sérgio Barbosa, CEO da empresa, adianta que “é sempre bom ser reconhecido pela inovação. Somos valorizados porque mostramos que não estamos estagnados no tempo e que procuramos inovar”. Sobre a Export Home, acrescenta ainda que “é fundamental existir um certame como este para dar a oportunidade às empresas de mostrarem ao mercado nacional e internacional o seu trabalho”.

Já a categoria de “Sustentabilidade” centrava-se, essencialmente, no “processo dentro das fábricas e considerando também os aspetos sociais, de melhoria das condições de trabalhos”. A Fenabel foi “a grande vencedora porque efetivamente têm um processo de produção claramente identificado na linha da sustentabilidade”, conclui Teresa Franqueira.

NEWSLETTER