A Exponor Exhibitions e a Universidade de Aveiro organizam no âmbito da Export Home e da IDF Spring o Prémio Export Home Sustentabilidade e Inovação. Em 2023 acontece a 3ª edição do Prémio, onde se estimula a adoção de boas-práticas de sustentabilidade nos processos de produção e no desenvolvimento de novos produtos que apostem na inovação.
Candidatos
O prémio dirige-se exclusivamente às empresas expositoras da Export Home 2023 e da IDF Spring 2023
Datas
Formalização da Candidatura
Conheça o júri
Alexandre Kumagai é Designer formado na Universidade de Aveiro, com vasta experiência profissional no sector industrial e na área de Design de Produto, em particular no sector de mobiliário em madeira maciça.
Desde 2014 leciona unidades curriculares de Projeto em Design como assistente convidado no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, integrando uma equipa docente que promove uma maior colaboração entre a academia e o tecido empresarial.
Atualmente é o Gestor de Projetos da Design Factory Aveiro, é apaixonado pelo desenho, pelo trabalho oficinal e por trabalhar com equipas multidisciplinares onde a inovação é liderada pelo Design.
Dirk Loyens é Designer Estratégico com ampla experiência na área de mobiliário estofado. Professor na ESAD, é responsável pelas unidades curriculares de Projeto, Design Integrado e Práticas de Design. É investigador sénior na ESAD-IDEA, com foco na intersecção entre tecnologia e design no contexto das mudanças climáticas. Ele é coordenador da Pós-Graduação em Design de Produto e Serviços Marítimos e Fluviais da Blue Design Alliance e colabora como consultor de design em projetos na área de tecnologias avançadas de fabrico no INEGI.
Maria Bruno Néo (1985) licenciada em design de equipamento pela faculdade de belas artes da Universidade de Lisboa e mestre em design industrial e produto pela faculdade de belas artes e faculdade de engenharia da universidade do Porto. Ganhou uma bolsa que a permitiu colaborar no estúdio do Tord Boontje em França. Fez um período experimental como parte do departamento de design no centro de pesquisa da Fábrica, pertencente ao grupo da Benneton, em Itália. Desenvolveu competências gráficas aplicadas ao mobiliário no estúdio de Edward van Vliet nos Países Baixos. Foi-lhe atribuída outra bolsa para especializar-se em mobiliário com técnicas tradicionais no norte de Portugal. O seu trabalho é reconhecido por prémios, convites para conferências, e artigos de imprensa. Desde 2007 que tem o seu estúdio, Maria Bruno Néo studio. A sua filosofia é trazer um pouco de racionalidade e descontextualização para cada situação que concebe, para que cada projeto faça parte da vida das pessoas.
Teresa Franqueira é designer, doutorada em Design Industrial pelo Politecnico di Milano e Professora Associada com Agregação na Universidade de Aveiro.
Foi Directora e Coordenadora Científica da Design Factory Aveiro e actualmente é Coordenadora Internacional da DESIS Network – Design for Social Innovation and Sustainability e membro da Comissão Executiva da Associação Cumulus.
Tem leccionado na Ásia e em vários países na Europa e tem sido coordenadora local de vários projectos Erasmus + na área da inovação social, economia circular e sustentabilidade.
É membro de várias comissões científicas e júri de concursos nacionais e internacionais de design. Tem sido convidada como oradora principal em várias conferências e eventos nacionais e internacionais e organizado vários workshops de Design Thinking (Portugal, Itália, Suécia, Reino Unido, Finlândia, Brasil, China, Túrquia, Cambodja, Tailândia, Mianmar, Malásia, entre outros.) Tem orientado estudantes de Mestrado e Doutoramento em tópicos como Design para a Inovação Social, Design de Produto, Design de Serviços e Design para a Economia Circular.
Conheça os vencedores da edição de 2022: